5 Sinais de um Relacionamento Abusivo

Hoje eu não ia publicar nada no blog, mas diante da notícia de que um homem empurrou a namorada na frente de um ônibus, porque ela está grávida (sem ceder à sua pressão de abortar) sob a justificativa de que a gravidez atrapalharia seu futuro, vai ter textão, sim!

Esse post é para ajudar a identificar uma relação abusiva, analisando o sentimento da vítima e o comportamento do abusador. Indico a leitura até para quem está no início do relacionamento, porque relacionamentos abusivos nunca são abusivos no começo.

1 – Narcisismo
VOCÊ se sente desvalorizada e insegura.
ELE te inferioriza, aponta defeitos em você, te colocando pra baixo e não reconhece suas qualidades. Ele está sempre certo (nunca admite uma falha), se vangloria por suas qualidades e conquistas, passando a imagem de que é um homem perfeito, sinal de que ele quer se mostrar superior para o seu alvo.


2 – Desrespeito às mulheres
VOCÊ se sente insultada e humilhada.
ELE diz que todas as ex dele são loucas, isto é, o relacionamento já começa desigual, porque para ele, as mulheres são loucas e estúpidas. Abusadores não valorizam as mulheres, desrespeitam as colegas, amigas, irmãs e inclusive, a própria mãe. Não espere que ele te trate diferente.


3 – Culpa

VOCÊ se sente envergonhada, culpada por tudo e finge estar feliz, mentindo e negando os problemas.
ELE é inteligente, mesmo estando errado, ele encontra um meio de colocar a culpa em você ou em outra pessoa.


4 – Ciúmes e Possessividade

VOCÊ se sente isolada, se afastou das pessoas mais próximas.
ELE apresenta reações exageradas de ciúmes, te acusa de traição sem motivos aparentes e justifica seu comportamento inadequado como sinal de amor intenso. Ele não gosta dos seus amigos, não quer que você saia sozinha nem com a sua família e te afasta das suas companhias. O objetivo é isolar a vítima. Não abandone amigos e hobbies.


5 – Controle

VOCÊ se sente sufocada, você mudou seu estilo de vida, não usa seu tempo para fazer o que gostaria e tem receio de fazer algo sem pedir permissão, porque tem medo da reação dele.
ELE controla as suas companhias, as suas atividades e até suas finanças. Se você não fizer tudo do jeito que ele mandou, ele se irrita e pode até ficar agressivo. Peça a ajuda de alguém.

Existem vários sinais para identificar uma pessoa abusiva. Se seu(ua) parceiro(a) apresenta um ou mais desses sinais, reavalie seu relacionamento e procure ajuda.

Imagem: Morgue File

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s