Portão de Brandenburgo, cartão-postal mais famoso de Berlim

Olá, divas! Como vocês estão? Desculpem a ausência, mas foi por uma boa causa, fiz uma eurotrip de 22 dias na Alemanha, Áustria e República Tcheca e para me redimir, estou cheia de dicas e posts incríveis para compartilhar com vocês. Hehe.

A primeira cidade que fui conhecer foi Berlim, na Alemanha e o primeiro ponto turístico foi o Portão de Brandenburgo, uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico, e hoje um dos marcos mais conhecidos da Alemanha. Ponto turístico imperdível, adorei!

20160503_184559

Está localizado na Pariser Platz, entre a famosa avenida Unter den Linden e o parque Tiergarten.

20160503_184735

O Portão de Brandenburgo foi encomendado pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia e propiciavam ao rei, acesso direto do palácio real até ao “Tiergarten”, seu jardim (na parte externa da cidade).

20160503_184657

Ao longo de sua existência, o Portão de Brandemburgo foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuada história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz européia.

A quadriga (estátua da deusa grega Irene – deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos) foi instalada em 1793, dois anos após a inauguração Portão de  Brandenburgo, mas permaneceu pouco tempo sobre as portas. As tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Berlim, atravessando as portas de Brandenburgo em outubro de 1806 e em dezembro do mesmo ano, para simbolizar a dominação francesa, Bonaparte envia a quadriga para Paris. Esta apenas retornou a Berlim em 1814, após a guerra da libertação (Batalha das Nações), e segundo a vontade de Frederico Guilherme III, a quadriga recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana, passando a significar a vitória (antes era um símbolo da paz).

A quadriga foi retirada mais uma vez, em 1950, pelas autoridades soviéticas, e praticamente destruída.

20160503_184800

As portas ficaram completamente interrompidas para o tráfego de pedestres e automóveis por quase 30 anos, somente com a queda do muro de Berlim – na noite de 9 para 10 de Novembro de 1989, a sua reabertura foi repensada.

Hoje tanto a área quanto as portas estão reestruturados, e as portas unem o centro histórico da cidade ao “Tiergarten”, a sede do parlamento e a nova praça “Potsdamer Platz”. Os automóveis podem atravessar as portas desde 7 de Março de 1998.

20160503_184835

Atualmente, as portas que um dia separaram Berlim e que foram atravessadas em desfile por tropas napoleônicas, revolucionárias e nazis, são o símbolo da prosperidade e unificação alemã.

Fonte: Wikipédia

É impossível descrever a beleza e a imponência desse monumento. Quem for para Berlim, tem que conhecer o Portão de Brandenburgo.

20160503_184855

Preço: Grátis
Endereço: Pariser PlatzMitte , 10117 Berlim, Alemanha
Atrações Próximas: Memorial do Holocausto, Reichstag, Potsdamer Platz, Parque Tiergarten


Beijos e obrigada pela visita!

Confiram mais fotos da eurotrip no instagram @divasquetrabalham

 

 

Anúncios

9 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s