Auto exame de mama: Recomendações e Como Fazer

No mês de outubro, não poderia deixar de falar sobre a famosa Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres a fazerem o auto-exame para identificar possíveis caroços na mama e para lembrar da importância de realizar os checku-ps com a periodicidade indicada para cada faixa de idade.

Além da faixa de idade, precisamos de um acompanhamento ainda mais cuidadoso quando temos casos de câncer em parentes próximos.

Por exemplo, minha mãe está com câncer de mama e está fazendo sessões de quimioterapia e ela descobriu o câncer com 49 anos. Um médico recomendou que eu começasse a ter uma extra atenção com a periodicidade dos meus exames de check-up a partir dos 35 anos, pois como já existe o caso de uma familiar direta (muito próxima), eu devo considerar a idade que a pessoa teve câncer e subtrair aproximadamente uns 14, 15 anos, para ter uma ideia de quando começo a correr o risco de manifestar a doença.

Resumindo, se você tiver algum caso de câncer na família, acompanhe sua saúde com atenção redobrada.

auto-exame1

Imagem: Casa Diamante

Mesmo que não tenha nenhum caso de câncer na sua família, não assuma que você esteja livre de manifestar essa doença. O câncer é muito traiçoeiro e todo cuidado é pouco.

Minha bisavó materna teve câncer de mama, mas já faleceu há muitos anos. Depois dela, passou-se vários anos sem ninguém na família manifestar a doença. Nenhuma das filhas dessa bisavó apresentou a doença, graças a Deus, porém, no período um ano, minha tia (irmã caçula da minha mãe) e minha mãe descobriram o câncer. Minha tia descobriu o câncer com 44 anos, retirou uma mama, fez sessões de quimioterapia e radioterapia e agora, está curada. Logo após minha tia se curar, minha mãe descobriu o tumor maligno e está fazendo as sessões de quimioterapia antes de fazer a cirurgia para remover o tumor.

Além disso, há 4 anos atrás, minha avó paterna descobriu que estava com câncer de mama. Ela fez a cirurgia para retirar o tumor e como estava com a idade mais avançada, não seria recomendável fazê-la passar por sessões de quimioterapia. Graças a Deus, a cirurgia foi um sucesso, deu tudo certo e ela está curada sem ter tido a necessidade de fazer sessões de quimioterapia.

autoexame mama

Imagem: Folha do Iguassú

Por que contei tudo isso? Porque cada paciente recebe um tratamento diferente, de acordo com a gravidade do tumor e do seu próprio organismo.

Um ponto muito importante que quero compartilhar é que quando minha mãe descobriu o caroço, ela pesquisou na internet sobre os sintomas mais comuns para identificar um câncer de mama, mas ela não se encaixava 100% nos sintomas informados pelas pacientes que deram relatos na web. Por isso, na época, imaginamos que o tumor seria benigno, mas não dá para se basear na maioria, porque em toda regra, existem exceções. Portanto, se você encontrou um caroço, vá ao médico. Não deixe de verificar se sua saúde está em ordem.

autoexame

Imagem: Nupill

Para identificar um caroço, você pode se examinar sozinha, mas faça isso como um complemento do seu check-up. Não deixe de ir ao médico e acompanhar sua saúde, mesmo que não encontre nenhum caroço.

Cuide da sua saúde. Sempre e constantemente.


Obrigada pela visita! Apareçam sempre!!! :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s