RECEITAS PREFERIDAS NO CRONOGRAMA CAPILAR – HIDRATAÇÃO

Por Karen Roth Saiz

Já falamos no blog sobre o cronograma capilar e demos dicas de que produtos usar em cada etapa (confere aqui).

Resolvi dividir as minhas receitas preferidas para cada etapa do cronograma, e hoje falaremos sobre Hidratação.

Esta fase é a que mais se repete durante o cronograma, pois ao hidratar os cabelos, estamos garantindo a manutenção da proporção de água nos fios, e esta é a perda mais frequente em todos os cabelos (sol, uso de secador e exposições comuns todos os dias).

Para realizar a hidratação, você deve utilizar produtos que contenham componentes responsáveis por reter a água nos fios:

  • Pantenol;
  • Glicerina;
  • Aloe Vera;
  • Álcoois;
  • Extratos de plantas, vegetais e frutas;
  • Silicones.

A dica continua sendo ler os rótulos dos produtos. Procure pelos componentes hidratantes e fique longe quando aparecer algum tipo de parafina descrita na embalagem. Por que? A princípio, o resultado do uso de uma máscara com parafinas será ótimo (cabelos soltinhos e macios), mas na verdade este componente só “maquia” seus cabelos. A parafina cria uma película ao redor dos fios e impede a penetração dos componentes saudáveis que serão usados para hidratar, nutrir e reconstruir!


MINHAS RECEITINHAS

Eu já testei muita coisa e costumo variar as combinações de produtos para hidratar os cabelos. Atualmente tenho usado as receitas abaixo.

Hidratação de maisena (meu amor em forma de hidratação)

1 copo de água;

1 ou 1 ½ colher de sopa de amido de milho (é a nossa maisena da cozinha, diva!);

1 à 2 colheres de sopa de creme para hidratação, dependendo do tamanho do seu cabelo (adoro o Yamasterol amarelo: composição legal, neutro, preço mui amigo e vai bem com as misturebas);

1 tampinha de bepantol líquido ou 1 colher de sopa de mel;

Opcional: 1 colher de sopa de açúcar (isso mesmo, bora revirar sua cozinha!).

IMG_20150723_233401

Dupla hidratante de sucesso!

COMO FAZER: leve ao fogo, a água com o amido e deixe engrossar até virar um mingau, sempre mexendo para manter a mistura sem grumos (ficará com o ponto parecido com as máscaras que utilizamos nos cabelos). Reserve para perder um pouco de temperatura e evitar queimaduras. Ainda morno, acrescente o creme, o bepantol ou mel e, se quiser o açúcar. Mexa bem e aplique nos cabelos úmidos após a lavagem com shampoo (use a mistura ainda quentinha!). Enluve as mechas com as mãos para ajudar a espalhar bem a mistura e penetrar nos fios (da raiz às pontas). Prenda os cabelos e utilize uma touca térmica se quiser. Deixe a máscara agir pelo menos 30 minutos (eu deixo até 1 hora rs). Enxague os fios e aplique seu condicionador normalmente.

LEMBRE-SE: lavar – tratar – condicionar, sempre nessa ordem. Outra dica, é somente retirar sua máscara hidratante com água abundante, sem usar novamente o shampoo (não vá retirar todos os nutrientes que você acabou de ceder para as madeixas, diva!). Eu faço a mistura para cada uso, sem guardar para a próxima aplicação.

SOBRE O AÇÚCAR: após usá-lo, você notará fios mais domados e menos volumosos, pois ele “esfolia” os cabelos, ajuda a fechar as escamas, dá brilho e maciez e melhora a aparência das pontas duplas. As pessoas dizem que o açúcar afina os fios, mas na verdade ele somente alinha, resultando em cabelos mais controlados. Seu uso é opcional, somente se você desejar reduzir o volume da sua juba.


Hidratação de café (cheirinho MARA e sujeira pela casa)

3 colheres de creme para hidratação;

1 colher de sopa de pó de café (pó seco, direto do pacote!);

1 tampinha de bepantol ou 1 colher de sopa de mel;

Opcional: 1  colher de sopa de açúcar.

IMG_20150723_233649

Café: lindo, cheiroso e útil.

Foto retirada de: Melhor com Saúde

COMO FAZER: Misture os ingredientes e aplique na mesma maneira que a máscara de amido. Deixe agir de 30 minutos a 1 hora, com ou sem uma touca térmica. Enxague normalmente e aplique seu condicionador.

ATENÇÃO: Não me xingue  nos comentários, depois de perceber que seu banheiro está todo sujo de café (sim, esta máscara faz sujeira, e a sua família terá dúvidas sobre a sua sanidade…ou a minha). Se estiver disposta a desfrutar dos resultados, corra o risco! Eu amo o cheirinho do café nos cabelos, mas, se você não curte, se joga na máscara de amido e mantenha seu banheiro descafeinado.


Divas, lembrem-se que vocês podem acrescentar ampolas de vitaminas às receitinhas para potencializar sua hidratação, só tenham cuidado com a composição (evitem as parafinas e tenham em mente os componentes hidratantes!)

Testem, me contem seus resultados e dividam também suas receitinhas!

Em breve, falaremos das receitas para nutrição e reconstrução. 🙂

Beijos,

Karen

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s