Diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução dos Cabelos

Por Karen Roth Saiz

Você oferece o que o seu cabelo precisa? Pode parecer uma pergunta boba, mas faz todo sentido. Sabe aquela máscara capilar de tratamento super cara que você comprou e não gostou, pois achou que o efeito não valeu o preço? Talvez o problema não seja do produto. Não adianta oferecer para os seus fios um tratamento que eles não precisam naquele momento! É possível manter seus cabelos lindos sem ser uma expert e gastar uma fortuna! Quando cuidamos dos nossos cabelos, podemos oferecer 3 tipos principais de tratamento: hidratação (repõe a água perdida dos fios), nutrição (repõe os óleos e lipídeos) e reconstrução (repõe as proteínas que compões a “massa” do cabelo). Essa tabela abaixo, resume bem a diferença de cada parte do processo: Cabelo_1 Cada produto oferece uma (ou mais) etapas desse processo, por isso, às vezes nossos fios precisam de hidratação (água) e nós estamos usando máscaras reconstrutoras (proteínas) que não fazem efeito e ainda deixam ao fios pesados. Para saber o melhor para o seu cabelo é preciso um pouquinho de dedicação. Que tal tentar fazer um cronograma capilar por 1 mês? Existem infinitas tabelas de cronograma capilar na internet, escolha uma e tente seguir (você também pode alterar os tratamentos se perceber que seu cabelo fica melhor assim). Eu gosto bastante da tabela abaixo, pois traz diferentes fórmulas para cada nível de agressão as cabelos. Cabelo_2 Você pode realizar os tratamento acima em dias alternados ou a cada 2 dias (não precisamos lavar os cabelos todos os dias) e tudo dependerá também do seu tipo de cabelo (cabelos oleosos são lavados com mais frequência que o cabelos secos). Mas….quais produtos escolher? Temos infinitos cremes capilares no mercado que executam cada função e você não precisa comprar aquele caríssimo! LEIA AS EMBALAGENS! Alguns cremes acumulam mais de uma função (isso não é ruim, mas acho que complica quando você quer separar as etapas). Com 3 produtos você já pode tratar e recuperar seus cabelos danificados, ressecados, sem brilho ou quebradiços. Ficou na dúvida se esse cronograma é pra você? Faça o seu de acordo com o que suas madeixas pedem: cabelos danificados? Aumente as fases de reconstrução. Cabelos pouco maleáveis? nutrições. Cabelos pouco macios? hidratações. PhotoGrid_1422396251846 Além do cronograma, existem alguns outros cuidados que ajudam a manter a saúde dos seus fios:

  • Esfoliação de couro cabeludo: ajuda a remover as impurezas e resíduos, melhora a circulação e favorece o crescimento do cabelo. Existem shampoos que possuem essa função (O Boticário tem um ótimo) e você pode fazer em casa (açúcar + iogurte é a fórmula mais utilizada). Tratamento indicado no máximo 1 vez por semana (eu prefiro a cada 15 dias).
  • Lavagem com shampoo anti resíduos: promove uma limpeza mais profunda do couro cabeludo e fios (cuidado, pois alguns shampoos ressecam os cabelos). Gosto de utilizar uma vez por semana antes de fazer uma hidratação power!
  • Umectação: Uso de óleos para nutrir os fios (óleo de coco, azeite extra virgem). Aqueço levemente o óleo (não vai se queimar, hein) e aplico em todo o cabelo (inclusive na raiz deixando por menos tempo que no comprimento) e deixo por, pelo menos, uma hora. Depois entro no banho e lavo normalmente. Ocasionalmente substituo uma etapa de nutrição pela umectação com azeite. Lembre-se: use óleos naturais, não aqueles cheios de silicone, pois será difícil remover dos cabelos!
  • Protetor térmico: pode ser em creme, fluido, óleo e até spray seco! O importante é proteger os fios do calor excessivo do secador, chapinha e babyliss!

Pesquise! No facebook existem muito grupos de garotas que compartilham suas fórmulas de sucesso, produtos e dicas. Os quadros informativos deste post vieram deste aqui: ‘Rapunzel Incentivo’ que possui muitas dicas legais!!! PhotoGrid_1422396189898 Não se desespere, dê tempo para os seus fios se recuperarem, trate com carinho e descubra o melhor para o seu tipo de cabelo! Beijos, Karen!


*Não deixem de clicar na estrelinha “Gosto” se vocês tiverem curtido o post. Comentem aqui mesmo ou enviem um e-mail no divasquetrabalham@gmail.com. Apareçam sempre! Tks, divas! Beijos!

Anúncios

9 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s