Cuidados com a pele no verão

Ah, O verão…

A seguir, dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão ao ar livre, pois  retêm cerca de 90% das radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10hs e 16hs (horário de verão). Não se esqueçam dos óculos de sol, que previnem cataratas e lesões na córnea.

PhotoGrid_1421289524258

Filtro Solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar.  Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20, podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior,  é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Reaplique-o a cada duas horas, mas fique atento, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água.

PhotoGrid_1421291771396

http://divasquetrabalham.com/2014/11/27/protetor-solar-la-roche-posay-2/


Uma dica bacana, é que o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles danifiquem com o vento, calor ou maresia.

PhotoGrid_1421291634770

http://divasquetrabalham.com/2014/12/30/leave-in-para-proteger-e-tratar-os-cabelos-expostos-ao-sol-ao-cloro-e-ao-sal/


Não se esqueça de proteger as cicatrizes. Quando novas, podem ficar escuras se não forem protegidas. Se antigas, podem desenvolver tumores na pele, apesar de ser um evento raro. Pode ser colocado o filtro na própria cicatriz ou protegê-las com adesivos ou esparadrapos.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos 6 meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança. 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

Alerta: As pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” da pele, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas à queimaduras, câncer de pele e outros problemas.


HÁBITOS DIÁRIOS

Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

PhotoGrid_1421291455482

http://divasquetrabalham.com/2014/12/08/2-por-1-promocao-protetor-solar-agua-termal-da-la-roche-posay/


*Não deixem de clicar na estrelinha “Gosto” se vocês tiverem curtido o post. Comentem aqui mesmo ou enviem um e-mail no divasquetrabalham@gmail.com. Apareçam sempre! Tks, divas! Beijos!

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s